Funcionamento de planos odontológicos
Modalidade de CusteioAs modalidades de custeio de um plano odontológico podem ser as seguintes:
1) Pagamento integral pela empresa (ou não-contribuinte) – Nesta modalidade, o custo do plano é pago totalmente pela empresa, em favor de seus funcionários.
2) Pagamento integral pelo funcionário (ou totalmente contribuinte) – Nesta modalidade, o custo do plano é pago totalmente pelo funcionário, sem participação da empresa, embora o contrato seja feito com a empresa.
3) Custeio misto (ou parcialmente contribuinte) – Nesta modalidade, o custo do plano é pago parcialmente pela empresa e parcialmente pelo funcionário.
Modalidade de Contratação:
As modalidades de contratação de um plano odontológico podem ser:
Contratação Coletiva Empresarial– Nesta modalidade, é incluída a totalidade, das pessoas com vínculo empregatício(Empresas).
Contratação Coletiva por Adesão – Nesta modalidade, as pessoas ligadas por vinculo profissional , classista ou setorial optam ou não não pela sua inclusão no plano, assim como pela inclusão dos seus dependentes (Associações, sindicatos e etc..)
Sistema de atendimento:
As sistemáticas de atendimento de um plano odontológico podem ser:
Através de rede credenciada – Nesta sistemática, o beneficiário recebe uma relação de consultórios e clínicas credenciadas e busca atendimento nestes locais. É a sistemática que traz a melhor relação custo-benefício e é a mais amplamente utilizada.
Através de livre escolha – Nesta sistemática, o beneficiário, além de poder ser atendido na rede credenciada, pode também buscar atendimento em consultórios de sua livre escolha, tendo direito a um reembolso contratual de despesas.
Texto Retirado de: http://www.topdonto.com.br/funcionamento.php